Turismo

 

O PIB do Ceará, relacionado ao Turismo representa 5% da riqueza do Estado (IPECE Conta satélite), enquanto o do Brasil é de 8,1% (PANROTAS).

 

Estratégias Setoriais

 

   Concessão do Aeroporto de Fortaleza à empresa alemã Fraport.

   Captação de voos nacionais e internacionais de companhias globais – Frequência Semanal: KLM Holanda – 4 vezes; GOL Argentina – 1 vez; Azul Guiana Francesa – 1 vez; TAP Portugal – Voos diários; Air Europa Espanha – 3 vezes; LATAM USA – 5 vezes; GOL USA Orlando Diário – Voos diários; GOL USA Miami – Voos diários; Cabo Verde Airlines Cabo Verde – 3 vezes.

 

   Promoção do Ceará nos principais mercados nacionais e internacionais.

   Criação de distritos turísticos nas principais regiões do estado.

   Realização de melhorias na infraestrutura turística e de acesso aos principais destinos do Ceará.

  Atração de empreendimentos e empresas estrangeiras para incentivar novos negócios e geração de empregos.

 

 

 

Desenvolvimento do Turismo

 

No primeiro ano de operação do HUB Air France/KLM e GOL e LATAM:

 

 

   Quantidade de passageiros estrangeiros passou de 250.384 para 557.107 passageiros.

   Quantidade de passageiros domésticos cresceu 17,06%, passando de 5,6 milhões para 6,6 milhões.

 

 

Em 2019, o Ceará foi o segundo estado que mais cresceu em todo o país em volume de atividades turísticas, atingindo aumento de 4,8%, índice duas vezes maior que a média do Brasil.

 

 

O Ceará teve o maior aumento de passageiros internacionais no ano de 2019, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

 

 

 

Foram 40% mais passageiros. Isso garantiu ao Aeroporto de Fortaleza passar do 9º para o 5º lugar no País e do 3º para o 1º lugar no Nordeste.