Turismo
O PIB do Ceará, relacionado ao Turismo representa 5% da riqueza do Estado (IPECE Conta satélite), enquanto o do Brasil é de 8,1% (PANROTAS).
Estratégias Setoriais
Concessão do Aeroporto de Fortaleza à empresa alemã Fraport.
Captação de voos nacionais e internacionais de companhias globais – Frequência Semanal: KLM Holanda – 4 vezes; GOL Argentina – 1 vez; Azul Guiana Francesa – 1 vez; TAP Portugal – Voos diários; Air Europa Espanha – 3 vezes; LATAM USA – 5 vezes; GOL USA Orlando Diário – Voos diários; GOL USA Miami – Voos diários; Cabo Verde Airlines Cabo Verde – 3 vezes.
Promoção do Ceará nos principais mercados nacionais e internacionais.
Criação de distritos turísticos nas principais regiões do estado.
Realização de melhorias na infraestrutura turística e de acesso aos principais destinos do Ceará.
Atração de empreendimentos e empresas estrangeiras para incentivar novos negócios e geração de empregos.
Desenvolvimento do Turismo
No primeiro ano de operação do HUB Air France/KLM e GOL e LATAM:
Quantidade de passageiros estrangeiros passou de 250.384 para 557.107 passageiros.
Quantidade de passageiros domésticos cresceu 17,06%, passando de 5,6 milhões para 6,6 milhões.
Em 2019, o Ceará foi o segundo estado que mais cresceu em todo o país em volume de atividades turísticas, atingindo aumento de 4,8%, índice duas vezes maior que a média do Brasil.
O Ceará teve o maior aumento de passageiros internacionais no ano de 2019, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Foram 40% mais passageiros. Isso garantiu ao Aeroporto de Fortaleza passar do 9º para o 5º lugar no País e do 3º para o 1º lugar no Nordeste.