Selo Arte: Adagri certificará produtos alimentícios de origem animal produzidos artesanalmente

23 de setembro de 2020 - 09:52 # # #

A partir deste mês de setembro é de competência da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) a concessão do Selo Arte. Nesta segunda-feira (21), o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, assinou o documento que oficializa a certificação por parte da Agência. O Selo Arte vai permitir certificar os produtos artesanais com garantia de qualidade e segurança, como produtos fabricados com matérias primas oriundas de estabelecimentos, que seguem as boas práticas agropecuárias e boas práticas de fabricação. Cada Selo terá um número de rastreabilidade que permitirá ao consumidor identificar nome do produtor, data, local de origem e fabricação.

A Presidente da Adagri, Vilma Freire, explica que o Selo Arte vem facilitar a comercialização para os produtores artesanais cearenses, e que torna-se um marco histórico na inspeção de produtos de origem animal do Ceará. “Essa certificação possibilitará a valorização das marcas regionais, no comércio interestadual de produtos de origem animal, como queijos, mel, pescados, abrindo novas oportunidades de comercialização em todo território nacional”, destaca.

Para Glaycione Rodrigues, Coordenadora do Serviço de Inspeção da Adagri (SIE) os produtores que quiserem se candidatar para a obtenção do Selo Arte precisam estar, obrigatoriamente, regulamentados pelo serviço de inspeção estadual ou municipal. “Permitindo assim que produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal possam ser comercializados, eliminando qualquer dificuldade burocrática”, explica.

Para maiores informações os solicitantes devem entrar em contato com a Adagri através do e-mail do SIE: sie@adagri.ce.gov.br ou no número (85) 3101.2500.

Clique aqui para visualizar a Portaria 054/2020 publicada no Diário Oficial do Estado de 21 de setembro.