Adagri promove o 1º Fórum Ceará Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

8 de novembro de 2019 - 15:25 # # # #

Na próxima terça-feira (12), a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), promove o 1º Fórum Ceará Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. O evento acontece às 09 horas, durante a 65ª Exposição Agropecuária do Ceará (Expoece 2019), no Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

O Estado do Ceará está seguindo orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), Plano Estratégico 2017 – 2026. O PNEFA prevê que a última etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado poderá ocorrer em maio de 2021, quando o Ceará se tornará livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido MAPA e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Segundo o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, há quase 20 anos o rebanho cearense não apresenta casos da doença. “O Ceará precisa eliminar esse fantasma da Febre Aftosa, agora sem vacinação. Esse Fórum acontece em um momento em que nos precisamos avançar sanitariamente no Estado. Contamos com a participação dos produtores e instituições nesse evento, para que possamos formar uma corrente de informação”, destaca o diretor da Adagri.

Campanhas de Vacinação contra Febre Aftosa

Vale ressaltar que até maio de 2021 todos os produtores devem vacinar normalmente seu rebanho durante as Campanhas de Vacinação contra Febre Aftosa. A 2ª Etapa da Campanha deste ano foi iniciada no último dia 1º de novembro, onde devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

A Campanha prossegue até o dia 30 de novembro. Os produtores têm até 15 dias após a aquisição da vacina para realizarem a declaração da vacinação. Para isso, precisam se dirigir a qualquer núcleo da Adagri, Ematerce ou procurar as Secretarias Municipais de Agricultura conveniadas.