Simulado de emergência é realizado no Porto do Pecém

16 de setembro de 2019 - 08:46 # # #

Celso Tomaz - Ascom CIPP

Ao longo de todo o ano treinamentos são realizados para garantir ações adequadas em ocasiões emergenciais

Um simulado de emergência foi realizado no pátio de armazenagem de cargas do Porto do Pecém nessa sexta-feira (13). Na ação foi treinada a assistência de primeiros socorros a um operador de empilhadeira (reachstaker) vítima de infarto. Durante o simulado foi feito o resgate da vítima e o combate a vazamento de combustível e princípio de incêndio no veículo utilizado pelo trabalhador.

Para compor o treinamento foram acionados ambulâncias e caminhões-tanque, além de toda a equipe de segurança do trabalho que atua dentro do terminal portuário do Pecém. No simulado, portanto, estiveram presentes todos os profissionais fundamentais para o atendimento de uma ocorrência dessa natureza.

O simulado dessa sexta-feira fez parte de um cronograma anual realizado em parceria com as operadoras portuárias (PSOs). O treinamento respeita a Norma Regulamentadora 29 (NR 29), de segurança e saúde no trabalho portuário, bem como os planos emergenciais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP.

Os simulados de emergência são práticas de segurança que visam reduzir os danos com eventuais acidentes. “Trabalhamos com máquinas e grandes equipamentos, por isso a atenção tem que ser redobrada e essas ações servem para sanar dúvidas dos envolvidos no processo, além de deixar a equipe mais entrosada, caso algo venha acontecer. Por isso é importante que esses treinamentos sejam realizados com todos os profissionais, pois nessas situações estamos sempre atuando em conjunto”, diz Ieda Passos – coordenadora de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.