Fiscalização de veículos é intensificada no Porto do Pecém

8 de agosto de 2019 - 08:33 # # # #

Celso Tomaz - Ascom CIPP

Já está em operação a nova prática de fiscalização em veículos que transitam dentro da área alfandegada do Porto do Pecém. O Plano de Vistorias Inopinadas tem como objetivo verificar a situação de carros, ônibus e caminhões que tem acesso ao terminal.

Coordenada em conjunto pelos setores de Segurança Patrimonial; Meio Ambiente; e Segurança do Trabalho do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, a nova operação passou a fazer parte da rotina diária de segurança no mês passado.

A nova medida visa coibir a entrada no porto de produtos proibidos, como alimentos e/ou materiais que possam produzir danos aos usuários e ao patrimônio do Complexo. De acordo com o Coordenador de Segurança Patrimonial do CIPP, Antônio Nicolau, cerca de 30 veículos são inspecionados por dia, de segunda a segunda.

Para ter acesso ao terminal, os veículos são devidamente cadastrados e inspecionados. Além disso, todas as cargas que passam pelo Porto do Pecém são escaneadas e pesadas sob fiscalização da Receita Federal.

“As vistorias foram implementadas para garantir operações ainda mais seguras a todos os usuários do porto, que se somam a outras medidas de segurança que já são aplicadas no terminal por determinação dos órgãos anuentes que atuam conosco”, diz o Diretor-Presidente do CIPP Danilo Serpa.