Registro de empresas será feito em até 5 minutos no Ceará  

2 de maio de 2019 - 15:33 # #

A Jucec implementa sistemática que permitirá que o registro de empresa aconteça de forma automática

A Junta Comercial do Estado do Ceará, autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), está implementando o registro automático de empresas, possibilitando que processos de abertura de empresa sejam liberados em 5 minutos, tendo em vista que o próprio sistema, por meio de cruzamento de dados, fará análise do processo de forma a aprová-lo ou colocá-lo em exigência.

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a implantação do registro automático representa uma revolução no registro mercantil ao possibilitar, em tempo mínimo, a abertura de empresas no Ceará. “A automatização do registro possibilitará maior agilidade às aberturas de empresas, já que o processo será aprovado em segundos, se todos os dados estiverem preenchidos corretamente”.

A presidente explica ainda que não haverá mudanças na forma de preencher a documentação a ser registrada. “A tecnologia será implementada internamente, possibilitando a automatização. A ideia é primar pela qualidade dos nossos serviços, transparência e segurança jurídica”, afirmou Carolina.

O registro automático estará disponível, primeiramente, para empresas do tipo jurídico Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, EIRELI, e para as Sociedades Limitadas, nos casos em que o requerente optar por utilizar o contrato padrão. Assim, após o envio para a Jucec, o sistema cruzará os dados informados pela empresa na Ficha de Cadastro Nacional (FCN), no contrato e realizará a análise.