Phoenix começa a se instalar na ZPE

2 de maio de 2016 - 13:55

O protocolo para instalação foi assinado pela secretária Nicolle Barbosa nesta sexta-feira, 29 de abril

O protocolo para a instalação da empresa Phoenix do Pecém Indústria e Serviços Siderúrgicos Ltda. Na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) foi assinado na manhã desta sexta-feira, 29, pela secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa. Com investimento de R$ 210 milhões, a empresa fará o reprocessamento das sucatas de gusa e de aço oriundas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Serão 200 empregos diretos e 600 indiretos. O reaproveitamento das sucatas será de aproximadamente 99%, com capacidade de produção estimada em 700 mil toneladas por ano. As máquinas e equipamentos necessários à operação da indústria chegaram à ZPE em janeiro deste ano.

A empresa será inaugurada até o fim de junho, assim que a CSP entrar em operação.

O projeto industrial de instalação da Phoenix foi aprovado em novembro de 2015 pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). “A assinatura deste protocolo representa um momento muito importante para o Ceará, que vem investindo pesado em infraestrutura industrial. Quando todo o encadeamento produtivo da CSP estiver em plena operação, devemos ter um impacto de 48% sobre o nosso PIB (Produto Interno Bruto) industrial e de 12% sobre o PIB cearense”, observa Nicolle.

Isenção de ICMS

A secretária lembra que o governo estadual regulamentou, na semana passada, as operações que envolvem as empresas da ZPE.

“Os fornecedores, por exemplo, já estão autorizados a vender bens e serviços para as indústrias da ZPE sem cobrar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço). Ou seja, estamos com o terreno preparado para atrair novos investimentos e traçando estratégias para superar dificuldades neste momento de crise econômica no País”, afirma a secretária.

Coordenadora de Comunicação
Suzete Nocrato (85) 3444.2907
suzete.nocrato@sde.ce.gov.br