GTA de Resíduos Solidos elabora Politica Estadual de Residuos Solidos

1 de fevereiro de 2016 - 13:45

O Grupo de Trabalho e Ação (GTA) está discutindo a elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos, cuja agenda inclui logística reversa, coleta seletiva, aterros sanitários controlados e economia verde. Na ocasião, Setorial Produtiva da Reciclagem de Resíduos Sólidos apresentou Agenda Estratégia aode Resíduos Sólidos, coordenado pela secretária Nicolle Barbosa, durante reunião ocorrida na sede da SDE.

A Agenda Estratégia permite a definição de prioridades na condução do setor de reciclagem cearense para um novo patamar de competitividade, pois formatada a múltiplas mãos, compromete seus atores à busca por ganhos sustentáveis ao longo da cadeia produtiva de reciclagem no estado do Ceará.

“A importância desse encontro é a convocação das pessoas presentes que representam órgãos importantes para o desenvolvimento efetivo para as atividades do setor”, afirmou Lyvia Kyrov, da presidente da Câmara Setorial, presente à reunião. Também participaram o presidente do Sindiverde, Marcos Albuquerque, e de representantes do Nutec, Sema, Seuma e UFC.

Albuquerque ressaltou a importância do Selo Verde, aprovado pelo Sindiverde, que autentica a empresa que trabalha de forma correta ambientalmente. Dessa forma, as empresas podem obter redução no ICMS; a taxa é 17% e vai para 7%.