Phoenix do Pecém tem projeto de instalação na ZPE Ceará aprovado

27 de novembro de 2015 - 12:17

Secretária Nicolle Barbosa defende consolidação do Polo Eletrometalmecânico do CIPP

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), do MDIC, aprovou o projeto industrial de instalação da empresa Phoenix do Pecém Indústria e Serviços Siderúrgicos Ltda na área da ZPE Ceará. O ato de aprovação foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 25. O valor do investimento será da ordem de R$ 198 milhões e a expectativa é gerar 500 empregos, entre diretos e indiretos na região. A instalação da Phoenix foi acertada pela atual diretoria da ZPE, sob a orientação da SDE.

Segundo a secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, a aprovação deste projeto demonstra que o Governo do Estado está no caminho certo do desenvolvimento econômico e social do Ceará, investindo na Zona de Processamento de Exportação. “Precisamos consolidar o Polo Eletrometalmecânico do CIPP. Vamos ampliar a ZPE para receber novas indústrias. O CIPP será a porta de entrada do Ceará para os grandes investimentos. O Ceará terá novidades”, garante a Secretária.

A Phoenix é uma empresa que explora a atividade industrial, relacionada com a siderurgia, bem como com a prestação de serviços siderúrgicos variados, incluindo a manipulação e processamento de escória e a recuperação de metais. A empresa trabalhará na ZPE Ceará com o reprocessamento das sucatas de gusa e de aço oriundas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

O reaproveitamento das sucatas será em torno de 99% e a capacidade de produção estimada em 700 mil toneladas por ano. Toda a produção da Phoenix na ZPE Ceará será voltada para atender às necessidades da CSP.

Conforme o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, a importância deste projeto é gerar novos empregos e proporcionar um maior equilíbrio regional. A operação da Phoenix do Pecém será realizada com os equipamentos mais modernos no mundo, incluindo guindastes e caminhões basculantes, dentre outros.

Coordenadora de Comunicação
Suzete Nocrato (85) 3444.2907 / 98212.7634
suzete.nocrato@sde.ce.gov.br