Nicolle Barbosa representa Governador em solenidade do Troféu SESCAP de Serviços

25 de novembro de 2015 - 00:38

A secretária do Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, representou o Governador Camilo Santana, na cerimônia de abertura do evento Ambiente Empresarial 2015, promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Ceará – SESCAP. Na ocasião foi ressaltada a importância da atualização contínua do capital intelectual contábil.

Leia abaixo o discurso da Secretária Nicolle Barbosa na íntegra:

Boa noite a todos… No momento em que fui indicada pelo Governador Camilo Santana para representá-lo durante a solenidade de abertura deste evento, comecei a me questionar sobre o que eu deveria falar para um público tão seleto, composto por profissionais que assumiram como missão de vida, facilitar o processo de gestão das empresas e demais organizações sociais, dando-lhes a segurança contábil e fiscal tão necessárias à sustentabilidade econômica, ecológica e social de seus empreendimentos.

Mas não foi difícil, a resposta veio rápido, bastou um breve olhar para o título e o propósito do evento: “Ambiente Empresarial 2015 –gestão e capacitação para o desenvolvimento e crescimento das empresas contábeis e de auditoria.”

É fato que vivemos uma era de grandes transformações. Indiferente de onde aconteçam seja no ambiente tecnológico, no universo político ou no comportamento da sociedade, as mudanças em curso têm causado impacto direto nas relações comerciais, transformando o jeito de fazer e de gerir os negócios.

E em cenários como este, onde uma grande dose de incerteza paira todo e qualquer empreendimento, poder contar com a assessoria de uma equipe de contadores e de auditores competente certamente fará a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Ademais o advento das tecnologias digitais e sua adoção como ferramenta de gestão contábil e fiscal, se por um lado trouxe enormes benefícios aos controles públicos e privados, por outro, acarretou mudanças definitivas não só de adaptação à legislação e às formas de escrituração, mas, em especial, mudanças de hábito nas empresas.

Daí, ser imprescindível a atualização contínua do capital intelectual contábil, para que se possa pensar e agir de forma harmônica e sincrônica com as novas exigências do fisco e do mercado. Nunca o planejamento tributário preventivo foi tão necessário. E isto abre portas para os profissionais mais preparados. Contadores e auditores atualizados têm um papel cada vez mais importante na economia, orientando e preparando as empresas para a conformidade trabalhista e tributária.

Da parte do Executivo Estadual, o Governador Camilo Santana tem tido um cuidado especial em criar a ambiência adequada à aceleração do desenvolvimento econômico do Ceará. Como secretária de desenvolvimento econômico, sou testemunha do quanto o Governador tem provocado o diálogo entre o Estado as organizações representativas das classes empresariais, da iniciativa privada, dos profissionais liberais, visando encontrar soluções coerentes, que deem mais agilidade aos processos de viabilização dos empreendimentos; que reduzam a burocracia; enfim, que ampliem a competitividade das nossas empresas e, por extensão, atraiam novos investimentos para o Ceará.

E nesse processo, não temos dúvidas de que os profissionais de contabilidade e de auditoria são personagens vitais. Por isso vemos com bons olhos a iniciativa da SESCAP em promover este evento. São iniciativas como esta do presidente DANIEL MESQUITA COÊLHO que legitimam a missão institucional da SESCAP, de “representar, defender e fomentar o desenvolvimento empresarial sustentável dos seus associados e filiados”. Se, como nos lembra, Peter Drucker,“para construirmos empresas duradouras e bem sucedidas, precisamos de empreendedores que saibam administrar, e de administradores dotados de forte espírito empreendedor”,para concluir minha participação, eu acrescentaria às palavras velho mestre que: Se quisermos construir empresas verdadeiramente duradouras e bem sucedidas, conduzidas por uma gestão pautada em números e fatos corretos, precisamos, fundamentalmente, do suporte, do apoio, da inteligência, de competentes e éticos profissionais contábeis.

Obrigada e boa noite a todos!