SDE e UFC articulam a implantação do Observatório do Pecém

12 de novembro de 2015 - 10:18

A secretária do Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, investe na instalação de um observatório no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Nesta quarta-feira, 11, ela se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, com o diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, representando a iniciativa privada, e com o responsável pela Incubadora de Cooperativas Populares da UFC, Osmar de Sá Ponte, dando continuidade às às tratativas referente à instalação do Observatório, que será resultado de uma parceria da UFC com o Governo do Estado – por meio de oito secretarias estaduais, e da ONU.

De acordo com a secretária Nicolle Barbosa, o Estado estuda a melhor forma de desenvolver o projeto com a contribuição das secretarias estaduais, embora passe por um momento de contenção de despesas.

A expectativa é que o acordo seja finalizado até julho de 2016 para que o Observatório do Pecém seja formatado e já comece a atuar no segundo semestre do próximo ano.

O reitor Henry Campos disse que a intenção é acelerar as discussões sobre os impactos socioeconômicos no Complexo do Pecém, promovendo encontros na UFC para apresentar o projeto do Observatório aos professores da Instituição.

O desenvolvimento de um observatório regional no Pecém integra o projeto-piloto do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), com parceria do Governo do Estado. A UFC vai contribuir como polo de pesquisa para analisar índices referentes à região do Pecém, como produtividade, infraestrutura, igualdade, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.

Coordenadora de Comunicação
Suzete Nocrato – 85 3444.2907 \ 98212.7634