Grupo de Trabalho planeja estratégias para águas de uso industrial

18 de maio de 2015 - 22:29

O GTA das Águas contou com a presença dos titular da SRH, Francisco Teixeira, da SDE, Nicolle Barbosa

O Grupo de Trabalho e Ação (GTA) das Águas, criado em março último pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa e formado por técnicos das secretárias de Recursos Hídricos, Cidade e SDE, além de consultores, sob a coordenação do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Ferreira Lima, reuniu-se nesta segunda-feira, 18, para alinhar ações estratégicas eferentes à água de uso industrial. Estiveram presentes os secretários Francisco Teixiera (SRH) e Nicolle, e representantes da Cogerh, Funceme, Arce\Cidade, Cagece e Fiec.

De acordo com Nicolle Barbosa, o Grupo defende a instalação de uma usina de dessalinização da água do mar, na praia do Pecém, para minimizar os efeitos sociais e econômicos da baixa oferta de água. Pelo menos três empresas já demonstram interesse em investir na usina. O próximo passo é realizar Protocolo de Manifestação de Interesse (PMI) para a construção da fábrica. Outra saída apontada pelo Grupo de Trabalho é o investimento no reuso da água esgoto no Pecém, a exemplo do que a Cagace já vem realizando em Fortaleza.

Durante a reunião, ficou definido que o GTA vai acompanhar a integração do rio São Francisco. Outra providências são a duplicação de cifões do Eixão das Águas, além da instalação da usina de dessalinização e a captação para a realização de estudos para a área de recursos hídricos. O Grupo também vai levantar as demandas do setor industrial junto à Fiec e as da Cagece para as cidades do Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP).

Para o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o Ceará está buscando as chamadas fontes alternativas para o abastecimento humano. “Estamos com as obras da Transposição do São Francisco em bom andamento, também temos discussões na área do reúso de água e, agora começamos as discussões em mais essa frente que é a dessalinização”.

Assessoria de Comunicação
Suzete Nocrato (85) 8212.7634 \ 3444.2907 suzete.nocrato@sde.ce.gov.br