SDE cria Grupo de Trabalho para planejar a política estadual de energias renováveis

7 de maio de 2015 - 14:28

A secretária Nicolle Barbosa estipulou o prazo de 90 dias para que o Grupo conclua os trabalhos

O Grupo de Trabalho em Energia, criado recentemente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e formado por técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da SDE e consultores, sob a coordenação da secretária Nicolle Barbosa, reuniu-se ontem para discutir propostas e ações no âmbito tributário, técnico e ambiental visando à competitividade para a implantação de projetos em energias renováveis.

De acordo com Nicolle Barbosa, o Grupo tem o objetivo de planejar a política estadual de energias renováveis. “A prioridade do governo Camilo Santana é que o Ceará volte a liderar a atração de empreendimentos de energias renováveis no Brasil. Isto não é só um compromisso do Governo, mas uma atuação firme e constante da SDE, em conjunto com o secretário André Facó, da Seinfra, para tornar possível”, afirma a secretária.

Durante a reunião, o Grupo de Trabalho recebeu como convidado o deputado Odilon Aguiar (PROS), que contribuiu com suas experiências na implantação da usina solar em Tauá, quando prefeito daquele município. “A idéia é criar o marco regulatório para fomentar o desenvolvimento e geração de energias no Estado do Ceará”, disse o parlamentar, logo após a reunião.

No Grupo, estão sendo discutidas ações da área de infraestrutura. Algumas delas são a atualização do Atlas Eólico e Solar, o reforço e ampliação da rede elétrica de 230 e 500 KV, o balanço energético estadual e revendo as ações de protocolos junto aos investidores participantes de leilões.

“A importância da reestruturação no âmbito das energias renováveis tem como foco principal a implantação de usinas eólica e solar em pequena e grande escala para dar sustentabilidade técnica e econômica ao desenvolvimento do Estado”, garantiu o engenheiro Renato Rolim, representante da Seinfra no Grupo de Trabalho.

A secretária Nicolle Barbosa estipulou o prazo de 90 dias para que o Grupo conclua os trabalhos.

Suzete Nocrato

Assessora de Comunicação. (85)8212.7634. / 3444.2907