SDE e BNB vão criar programa conjunto de atração de investimentos

28 de abril de 2015 - 13:34

A proposta é alinhar com o BNB as oportunidades de negócios e montar um programa conjunto de atração de investimentos

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, reuniu-se com o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza, e sua diretoria para discutir parcerias com vistas ao financiamento de projetos estratégicos que fomentem o crescimento do Ceará. De acordo com Nicolle, a proposta é fazer o alinhamento do BNB com o Estado sobre as oportunidades de negócios e montar um programa conjunto de atração de investimentos.

 “Vamos criar uma agenda conjunta de trabalho para identificarmos os arranjos produtivos que são prioritários para o Ceará e que terão apoio creditício do Banco do Nordeste”, ressaltou a titular da SDE.

Nicolle Barbosa, que esteve acompanhada do secretário adjunto Cláudio Ferreira Lima, propôs uma agenda propositiva de prospecção de negócios que assegurem o crescimento do PIB local com desenvolvimento social. Na ocasião, apresentou alguns projetos fomentados pela Secretaria, sempre com o olhar voltado para a interiorização do desenvolvimento.

Dentre os projetos constam o Polo Eletrometalmecânico, que será realizado a partir do Pecém e cuja influência irradiada para o Interior do Estado, considerando, inclusive, a Transnordestina; o Primeiro Negócio, que tem o objetivo de atender do grande ao micro empreendedor; a implantação de Distritos Industriais em várias regiões do Ceará e que serão executados pelo Estado em parceria com a iniciativa privada; a reestruturação do Sistema de Incentivos Fiscais. Serão revistos os incentivos dentro da nova realidade econômica, definindo os setores prioritários, como as empresas que investem em energias renováveis, por exemplo.

Em conjunto com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a SDE está definindo um Plano Estratégico de Ação, com vistas aos encaminhamentos e soluções que fortaleçam o Ceará nas atividades econômicas de conteúdo tecnológico. Do ponto de vista do desenvolvimento e, sobretudo, da competitividade, a Secretaria vai buscar liderança nas energias renováveis. Grupos, formados por técnicos do Governo, da iniciativa privada e da Academia, estão atuando para a definição de propostas concretas no tocante a questão da energia, que é um dos principais fatores de competitividade para atração de investimentos no Ceará.

O presidente do BNB, Nelson Souza, elogiou essas ações estratégicas da Secretaria e assegurou que todas as ações do BNB objetiva trazer investimentos ao Ceará. “O Banco vai garantir financiamentos, apoiará projetos e dará suporte ao Governo do Estado no fornecimento de dados econômicos e sociais, contribuindo na análise das finanças públicas”, comprometeu-se.

Assessoria de Imprensa

Suzete Nocrato (suzete.nocrato@sde.ce.gov.br) / 85 3444.2907 / 8212.7634