Nicolle Barbosa participa de reunião do Consedic

27 de abril de 2015 - 17:23

Secretária de Desenvolvimento Econômico é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, que é vice-presidente do Conselho Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic),está participando, nesta segunda-feira, 27, em Belo Horizonte, de reunião da entidade. Os secretários de Estado estão tratando do Plano Nacional de Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Durante a reunião, serão abordados quatro painéis: Os Pilares do Plano Nacional de Exportação, por Ivan Ramalho (Secretário Executivo do MDIC); Facilitação do Comércio e Acesso a Mercado; Tributação, Financiamento e Garantias; e Promoção Comercial.

Por orientação do Ministério, o Plano Nacional de Exportação deve ter sintonia com a iniciativa privada. A reunião de trabalho de hoje, portanto, tem como diretriz a elaboração de plano de exportações 2015-2018 coordenado com o setor privado. O objetivo é a diversificação da pauta de exportações, dos destinos de exportações e das origens de exportações. Deve ainda promover a agregação de valor e competitividades às exportações.

Em reunião do Consedic, no último dia 8, o ministro do MDIC, Armando Monteiro, defendeu uma ampla mobilização do governo e do setor empresarial para a construção de um plano estruturado que combine elementos como inteligência e promoção comercial a uma política mais ativa e pragmática com instrumentos robustos de financiamento e garantias.

“Há oportunidades no curto prazo no mercado americano, nos países da bacia do Pacífico, ou na América do Sul em países como Chile, Colômbia, Peru, e mesmo o México”, assegurou.

O Ministro afirmou também que já começa a perceber o movimento de algumas empresas para voltar ao mercado exterior, um claro sinal de que o cenário para a exportação é positivo. “Empresas que estavam fora do mercado externo voltaram a colocar a exportação como uma prioridade no seu planejamento. Creio que já teremos este ano um resultado da balança comercial melhor”, avaliou.

Ainda na reunião do início de abril, Monteiro ressaltou a importância da contribuição dos secretários de desenvolvimento e dos Estados na construção do plano de exportação. “Temos que construir o plano com uma visão das diversas regiões, e não apenas com um enfoque setorial. Temos que ter uma visão integrada do país”.

Assessoria de Comunicação da SDE
Suzete Nocrato (suzete.nocrato@sde.ce.gov.br) / 85 3444.2907 / 8212.7634