Nicolle Barbosa representa Governador em solenidade do Fortaleza Liquida 2015

10 de abril de 2015 - 15:16

A secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, representou o governador Camilo Santana, na solenidade de encerramento do “Fortaleza Liquida 2015”, na manhã desta quinta-feira, 9, com a entrega de prêmios. Em sua sexta edição, a campanha gerou R$ 295 milhões para o comércio varejista da Capital e Região Metropolitana, o que representa um aumento de 9,9% em relação à edição anterior, em 2014, quando o faturamento ultrapassou R$ 270 milhões.

No discurso para Na ocasião, Nicolle Barbosa ressaltou a importância do comércio varejista para a economia. “É no varejo onde tudo o que se produz no mundo ganha significado e valor. Onde as criações encontram as criaturas e se fazem úteis, necessárias. É aqui, no Varejo, onde a maioria das pessoas começa a trabalhar, onde têm o seu primeiro emprego, aprendem a atender, a se relacionar, a negociar, a vender. É aqui, no Varejo, que a economia verdadeiramente acontece”, observa a secretária.

Veja a íntegra do discurso da secretária Nicolle Barbosa

Boa dia a todos…

Ao ser convocada pelo Governador Camilo Santana, para representá-lo neste evento, senti-me por demais gratificada, por uma razão simples: tenho vínculos diretos com o comércio, nasci e me criei no ambiente da indústria e do comércio, formei minha personalidade em relacionamentos com clientes e fornecedores, e o varejo é para mim, uma constante fonte de inspiração.

Sim, porque é aqui, no Varejo, onde tudo o que se produz no mundo ganha significado e valor. É aqui, no Varejo, onde as criações encontram as criaturas e se fazem úteis, necessárias. É aqui, no Varejo, onde a maioria das pessoas começa a trabalhar, onde têm o seu primeiro emprego, aprendem a atender, a se relacionar, a negociar, a vender. É aqui, no Varejo, que a economia verdadeiramente acontece.

Animou-me ainda mais estar aqui, representando o Governador Camilo Santana, quando ele me disse: Nicolle, eu quero lhe pedir um favor; quero que você vá ao encerramento do “Fortaleza Liquida 2015”, e diga a todos os presentes, o quanto o Governo do Estado do Ceará, deve a cada um deles e o quanto lhes somos gratos.

Sim, porque é o Comércio o nosso maior contribuinte; é o Comércio quem mais impulsiona e alimenta a economia do nosso Estado.

E aqui presente, ao ver todos vocês reunidos em torno de um propósito comum: celebrar o resultado do Fortaleza Liquida 2015, uma solução criativa para superar os meses pós Natal onde as vendas seriam menores, confirmo uma premissa que carrego comigo a todos os lugares aonde vou: nós cearenses, temos uma capacidade ímpar de vencer na vida.

E isto só acontece porque, enquanto o mundo se contorce em torno de questões complexas, que envolvem argumentos econômicos nem sempre compreensíveis para a maioria de nós, questões que nos alertam, cotidianamente, para a necessidade de estarmos atentos aos controles das nossas empresas, monitorando com muito cuidado os custos com pessoal, custos com manutenção, custos com compras, nossa capacidade de investimentos, e os riscos que corremos; pessoas como vocês estão aqui, reunidos, para pensar estratégias inteligentes que lhes permitam vencer a concorrência, discutindo saídas para superar a crise, compartilhando ideias que lhes conduzam ao sucesso.

E isto, tenham certeza, trará resultados duradouros.

Não é por acaso que a CDL investe anualmente na realização deste evento. Ela sabe, aliás, sempre soube adotar estratégias que fortaleçam cada vez mais o mercado varejista do nosso Estado.

Portanto, meus caros presidentes Neto, Freitas Cordeiro e Honório Pinheiro, faço minhas, as palavras do nosso Governador Camilo Santana, quando me pediu para deixar aqui o agradecimento dele e de todo o seu secretariado, por tudo o que o comércio local tem feito pelo Ceará, e expressar o compromisso do Governo do Estado em dar todo o apoio necessário à manutenção e valorização deste segmento que é a cara do povo cearense.

E a todos vocês que vivem o Varejo, deixo uma pequena lembrança: cuidem bem do seu maior bem, o cliente.

Mas não façam isto apenas eventualmente, tenham isto como uma cultura. Pois só conquista e fideliza, quem satisfaz os clientes a longo-prazo, quem vende benefícios, quem agrega valor, quem oferece efetivas soluções.

Obrigada e Bom dia a todos!