Secretária Nicolle Barbosa participa de Fórum Internacional da Indústria

18 de março de 2015 - 22:40

Os Desafios da Indústria Brasileira para um Futuro Competitivo e Sustentável foi o tema do Fórum Internacional que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Universidade Federal do Ceará e o Sebrae-CE realizaram nesta terça (17) no auditório Waldyr Diogo da Casa da Indústria, em Fortaleza. O evento engajou lideranças internacionais, nacionais e cearenses promovendo um debate em torno do futuro da indústria, na perspectiva da sustentabilidade e da competitividade, estabelecendo estratégias de colaboração entre universidade, indústria e governo.

A Secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, representou o Governador Camilo Santana na abertura do evento, que contou ainda com painéis sobre temas chave para o desenvolvimento industrial: produtividade, inovação e sustentabilidade. De acordo com Nicolle, o Governo tem buscado oferecer maior competitividade e eficiência na geração de negócios. “Nosso esforço é para criar um ambiente de excelência na atração e consolidação de investimentos. Vamos buscar maior proatividade para fortalecer a política de desenvolvimento do Estado”, afirmou.

As discussões tiveram a participação de nomes de relevância mundial, como os professores Dr. Steve Evans, da University of Cambridge (UK), que se destaca como diretor do Centro para a Sustentabilidade Industrial no Instituto para Manufatura (IFM) da renomada universidade; Dr. Glenn Morgan, da Cardiff University (UK), que tem entre as suas linhas de estudo a ascensão dos BRICs, especialmente o Brasil; e o Dr. Robson Rocha, da Universidade de Aarhus (Dinamarca), PhD em Economia e Negócios, professor adjunto na Escola de Negócio de Copenhagen e mestre em Ciências Ambientais da Universidade de São Paulo (USP).

Para o presidente da FIEC, Beto Studart, a indústria precisa atualizar seus métodos de gestão, processos e desenvolvimento de produtos e, assim, garantir a sua competitividade e sustentabilidade nas dimensões econômica, ambiental e social.

Discurso da Secretária Nicolle Barbosa na abertura do Fórum Internacional da Indústria

Bom dia a todos!

Quero parabenizar o Presidente da FIEC, Beto Studart, pela iniciativa de realizar o Fórum Internacional da Indústria. Trago as boas vindas em nome do Governador Camilo Santana, que gostaria muito de estar aqui, mas me pediu para representá-lo devido a dificuldade de conciliar sua agenda com este Fórum.

Ressalto a importância desse evento que acredito chegar no momento certo, onde precisamos reinventar a nossa Indústria, e o Ceará tem agora a ambiência adequada. Graças à determinação e vontade política do Governador Camilo em intensificar o desenvolvimento do nosso estado, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), foi transformado em Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), que nos possibilitará trabalhar para estimular o investimento, a inovação e a competitividade da economia cearense. Essa Secretaria vai apoiar firmemente a Indústria, pelo seu efeito propulsor em toda a matriz econômica.

Pela qualidade dos conferencistas aqui presentes e pela boa organização da FIEC, tenho certeza que teremos excelentes resultados em benefício do nosso Ceará. Em nome do Governo do Estado do Ceará, desejo um excelente trabalho a todos.

Muito obrigada!

Com informações da FIEC.

18.03.2015
Paulo Sombra – paulo.sombra@cede.ce.gov.br