Governo discute viabilidade de novo Aeroporto

25 de fevereiro de 2015 - 11:24

Nicolle Barbosa destaca que Ceará pode ser um hub aéreo e marítimo.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, participou nesta segunda (23), de reunião do grupo de trabalho que está avaliando o estudo para construção do novo aeroporto na Região Metropolitana de Fortaleza. O estudo realizado pela empresa The Louis Berger Group, especializada em planejamento aeroportuário, com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) e em parceria com a Consultoria Project, de Recife, numa cooperação com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), mostrou a viabilidade econômica para um novo aeroporto internacional, de cargas e passageiros.

O documento aponta parâmetros para instalação do aeroporto, indicando mais de uma localização onde poderá ser instalado. A indicação apontada está sendo analisada por um grupo técnico da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), que analisa detalhes como espaço disponível, geografia do terreno, critérios da Aeronáutica e menor necessidade de investimento em infraestrutura no entorno para definição sobre o melhor local. Das diversas possibilidades inicialmente apresentadas, o Governo trabalha atualmente com 6 possibilidades de locais.

De acordo com Nicolle Barbosa, o novo Aeroporto é uma necessidade pelo potencial de crescimento do estado. “O Ceará tem condições de ser um hub aéreo e marítimo. A localização privilegiada é um grande diferencial. Queremos explorar essa condição e traçar a estratégia de forma intersetorial, discutindo amplamente e de forma dinâmica, por isso o envolvimento de vários órgãos e secretarias”, afirma a Secretária. Um próximo encontro acontecerá no mês de março, onde haverá nova discussão sobre o estudo e a localização possível do novo aeroporto.

Nicolle destacou ainda que o novo Aeroporto fortalecerá as exportações, dando uma nova condição de competitividade ao estado. A reunião contou com a participação do presidente da Adece, Ferrúccio Feitosa, do Secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, de técnicos da Seplag e da Seinfra. A Secretaria do Turismo também será convidada a participar da próxima reunião.

24.02.2015
Paulo Sombra – paulo.sombra@cede.ce.gov.br
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)
85 3444.2907 9909.3843