SDE reúne entidades para discutir o programa Primeiro Negócio

3 de fevereiro de 2015 - 23:06

Secretária Nicolle Barbosa defendeu a desburocratização do programa

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa, realizou, na tarde desta terça-feira, 3, a segunda reunião com representantes de 19 entidades, órgãos públicos, associações e instituições bancárias, para discutir o programa “Primeiro Negócio”. A proposta, do governador Camilo Santana, tem o objetivo de fomentar a primeira empresa, para dar suporte e induzir o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

O “Primeiro Negócio” proporcionará ao jovem as condições mais competitivas para empreender de forma sustentável. Durante a reunião, que contou com a presença do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, foi discutido o desenvolvimento do projeto e definidos grupos de trabalho.

Na ocasião, a secretária Nicolle Barbosa, defendeu a desburocratização das. “Pensar esse projeto dá oportunidade ao jovem de ter trabalho. Devemos pensar no modelo que seja desburocratizado e que crie macroambiente de negócios, de empresas também voltadas para a área de tecnologia”, afirmou, alertando que é necessário um projeto que tenha durabilidade.

Pensamento semelhante tem o secretário Josbertini Clementino, que defendeu ação de protagonismo juvenil, para incluir o jovem no mercado de trabalho. “Temos vários tipos de jovens no Ceará. Devemos pensar num mosaico de várias oportunidades para atender à necessidade do jovem. Devemos pensar no plural”, enfatizou.

Os participantes da reunião foram unânimes na defesa de um programa formado por projetos e que ele seja pensado para regionalizar o processo de desenvolvimento do Estado. As ações devem ser voltadas tanto para a Capital quanto o Interior do Estado, inclusive as localidades mais longínquas e pobres, principalmente.

Estiveram presentes à reunião representantes das secretárias estaduais do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), da Educação (SEDUC), da Fazenda (SEFAZ), da Ciência e Tecnologia (SECITECE), além de técnicos da CODECE, JUCECE, CDL JOVEM, FAJECE, CRC-CE, SENAI, 85 LABS, FECOMÉRCIO, AJE FORTALEZA, SEBRAE, FIEC, BNB, Câmara Setorial de Eventos, SENAC e ADECE.

Assessora de Imprensa

Suzete Nocrato